domingo, 31 de julho de 2011

Resiliência

  Resiliência:  
1. [Física]  Propriedade de um corpo de recuperar a sua forma original após sofrer choque ou deformação. 
2. [Figurado]  Capacidade de superar, de recuperar de adversidades.



   Na prática, é força que se tem para sorrir quando se quer chorar. É a conformação em calar quando se necessita falar. É o poder de perdoar o imperdoável.  É o impulso de viver quando se quer morrer. É a representação de uma falsa indiferença para com uma atrocidade que está te matando. É você aceitar regras e conceitos que você despreza. A pergunta é: Isso te torna forte ou fraco? 

   Muitas vezes, uma personalidade forte pode tornar um indivíduo fraco de espírito e passível às adversidades, ao passo que o indivíduo forte de espírito aceita imperturbavelmente conceitos inaceitáveis, ordens mal dadas, e torna-se um bom defensor, porém sem qualquer força de opinião. Mas a verdade, é que o indivíduo forte de espírito muitas vezes se engana com a utopia onírica da paz interior, e por estar convencido da existência dela, torna-se alguém de caráter relevante, pois consegue mostrar-se insípido frente a tudo que há de errado a sua volta(e o pior: sempre com aquela expressão serena de monge tetraplégico que julga-se suficientemente sábio para fazer alguma coisa pelo mundo - numa cadeira de rodas). Por mais que seu caráter seja benevolente, é um caráter fraco e opaco.
   Por outro lado, o indivíduo fraco de espírito está sempre de mal com a vida por enfrentar um infinito duelo contra o maior de seus algozes: SI MESMO. É ele próprio quem se condena, quem se julga, quem se penaliza, e que sofre com as adversidades de um mundo que ele não pode controlar ou mudar. Pode até ser doentio, mas a força é prima da dignidade, e é válida vinda de toda e qualquer fonte.  O problema todo consiste em não sabermos a qual força devemos ater-nos... O ideal é sempre buscar o equilíbrio, mas nem sempre encontramos a felicidade através deste equilíbrio, pois quem nasce sem este equilíbrio e tenta buscá-lo vai, INEVITAVELMENTE, perder um pouco de si no caminho dessa busca. A menos que você tenha se tornado resiliente; isto é: Você reconheceu a sua impotência, mas não deixa que isso abale seus instintos, você continua lutando mesmo sabendo a dimensão da possibilidade da derrota.
   
   A pessoa resiliente é aquela que busca em si, as próprias fortalezas, é aquele que recorre à uma força interior capaz de reestabelecer seus alicerces sem que isso detenha seu ímpeto de enfrentar obstáculos.  
   Esta mesma pessoa, acaba adquirindo uma visão mais ampla e circunspecta de uma situação e portanto, obtém resultados favoráveis e esperados.
   A resiliência é uma capacidade raramente vista em pessoas jovens, pois estas são imaturas e só aprendem tomando porrada da vida( que é quem nos ensina a ser resiliente ).
Assim entendido, pode-se considerar que a resiliência é uma combinação de fatores que propiciam ao ser humano, condições para enfrentar e superar problemas e adversidades. São 7 fatores no total:(As definições abaixo, foram copiadas do wikipedia. Só para registro)

- Administração de Emoções

Refere-se em relação ao fator Administração das Emoções à habilidade de se manter sereno diante de uma situação de estresse. Ressalta que pessoas resilientes quanto a esse fator são capazes de utilizar as pistas que lêem nas outras pessoas para reorientar o comportamento, promovendo a auto regulação. Segundo esse autor, quando esta habilidade é rudimentar as pessoas encontram dificuldades em cultivar vínculos, e, com freqüência desgastam no âmbito emocional aqueles que quem convivem em família ou no trabalho.

- Controle dos Impulsos   

Um segundo fator é o Controle de Impulsos, que se refere à capacidade de regular a intensidade de seus impulsos no sistema muscular (nervos e músculos). É a aprendizagem de não se levar impulsivamente para a experiência de uma emoção. O autor explicita que as pessoas podem exercem um controle frouxo ou rígido do seu sistema muscular, sendo que esses sistemas estão vinculados à regulação da intensidade das emoções. Dessa forma, a pessoa poderá viver uma emoção de forma exacerbada ou inibida. O Controle de Impulso garante a auto-regulação dessas emoções, ou a possibilidade de dar a devida força à vivência de emoções.Tornando o grau de compreensão do autor mais sensivel e apurado mediante a situação.

- Otimismo

Um terceiro fator é Otimismo. Nesse fator ocorre na resiliência a crença de que as coisas podem mudar para melhor. Há um investimento contínuo de esperança e, por isso mesmo, a convicção da capacidade de controlar o destino da vida, mesmo quando o poder de decisão esteja fora das mãos.

- Análise do Ambiente

Um outro fator é a Análise do Ambiente. Trata-se da capacidade de identificar precisamente as causas dos problemas e das adversidades presente no ambiente. Essa possibilidade habilita a pessoa a se colocar em um lugar mais seguro, ao invés de se posicionar em situação de risco.

- Empatia

A Empatia é o quinto fator que constitui a Resiliência, significando a capacidade que o ser humano tem de compreender os estados psicológicos dos outros (emoções e sentimentos).

- Auto Eficácia

Auto Eficácia, é o sexto fator que se refere à convicção de ser eficaz nas ações proposta.

- Alcance de Pessoas

O sétimo e último fator constituinte da Resiliência é Alcançar Pessoas. É a capacidade que a pessoa tem de se vincular a outras pessoas para viabilizar soluções para intempéries da vida, sem receios e medo do fracasso.

  Ósculos e Amplexos,
  

Nenhum comentário: