quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A Relação entre o Brasil e o Irã


Achei que era um assunto um tanto recente para servir de ponto de partida do meu blog, mas enfim, este mesmo tem chamado muito a minha atenção e por isso achei que deveria discorrer um pouco à respeito.
Antes de qualquer coisa, quero deixar claro que esse
post NÃO tem o intuito de induzir votos para as eleições presidenciais, formar opiniões, e desvirtuar conceitos(à menos que vc reconheça que os seus estavam errados). O intuito deste post é transmitir de maneira clara e objetiva o meu parecer, sem muita prolixidade pois estou sem tempo e paciência.

O
Irã é incontestavelmente algoz e estóico quando se trata de punir aqueles que infringem a lei de Deus(no caso deles, a lei de Allah). Todos nós(ocidentais) concordamos com isso. Porém, a reação dos países no caso da Sakineh Ashtiani está sendo um verdadeiro ESPETÁCULO de hipocrisia. Chega a ser indigesto. Mas vamos tratar do assunto partindo do âmago da coisa.

Para quem não sabe, o território que hoje conhecemos como
Irã, é a antiga Pérsia. Ou seja, desde que o mundo é mundo, o Irã já desperta a cobiça e a ambição dos poderosos e tem sido palco de inúmeras guerras e vítima de incontáveis invasões(de caráter expansionista e exploratório). Deveras, o Irã possui em abundância um bem que move o mundo e que pelo qual, muito sangue já foi derramado. Precedido pela Arábia Saudita, e sucedido pelo Iraque, o Irã é o segundo território mundial que abriga o maior contingente de reservas petrolíferas sendo que 2/3 do petróleo mundial está concentrado no Oriente Médio.
Desde a queda do Xá, quando o
revolucionário aiatolá Khomeini assumiu a liderança suprema do país, o Irã passou a ser uma republica islâmica. O novo líder aboliu o regime monárquico de natureza despótica e com ele o processo de ocidentalização(proposto pelo xá), dando início a uma verdadeira ditadura religiosa. Foram reintroduzidos os castigos corporais para quem violasse os preceitos da sharia (sexo fora do casamento, adultério, consumo de álcool etc.) e a pena de morte foi aplicada não só nos defensores do xá (sobretudo ministros e militares do anterior regime), como também em prostitutas, homossexuais, marxistas(por defenderem o laicismo do Estado), membros de outras igrejas (judeus), etc.
Agora voltemos aos dias
atuais... É sabido que a ditadura fascista iraniana tem chocado o mundo inteiro, principalmente a parte ocidental do planeta com sua visão liberal e humanitária. E é claro que os EUA, os heróis, os TOPS, a economia n° 1 do mundo, não poderiam abstrair um quadro catastrófico e sangrento como esse. O que acontece, é que mesmo antes da ascenção dos aiatolás, quando o Irã era presidido pelo xá, a carnificina já rolava solta, só que nesse período, o alvo era a oposição governamental e seus seguidores. E ainda assim, os EUA mantinham relações amigáveis com o xá déspota. Mas por que eles iriam contestar os direitos humanos dos iranianos naquela época? Se eles faziam negócios? Se o Irã fornecia-lhes petróleo enquanto eles ofereciam armas ao Irã(não é irônico?). Só que quando o Irã cortou relações diplomáticas com os EUA, eles resolveram contestar pelos direitos humanitários dos iranianos(nossa... parece até piegas), mas logo logo passou essa onda de generosidade, eles tinham assuntos mais importantes a serem tratados como a Guerra do Golfo, a Guerra Fria...
Em maio deste ano(acho que foi em maio, não sei) o presidente
Luis Inácio Lula Da Silva, fechou um acordo com o Irã, onde eles fariam(por intermédio dos turcos) trocas de mercadorias. O resultado disso não agradou em nada os EUA, que agora acusam o presidente Lula de ignorar a repressão brutal do governo iraniano... Quando finalmente, o caso da viúva Sakineh Ashtiani veio ao público, é claro que os EUA pensaram "OPA!Vamos reprimir o Lula "O Lula, como tem uma personalidade muito volúvel e manipulável, ofereceu asilo político à "criminosa", este negado pelo Irã. Agora eu me pergunto... Quantas pessoas já não morreram no Irã por terem cometido esses "crimes" que eles condenam? E quantas vezes as pessoas se preocuparam? O que está de fato preocupando o mundo? A condenação de Sakineh Ashtiani ou o Brasil ser o primeiro país ocidental a importar a tecnologia nuclear(ainda que em quantidades irrisórias) iraniana?

Eu acho que NESTE ponto, o presidente tem que pensar no que é melhor pro Brasil... O fato de fazermos negócios com o Irã não significa que apoiemos sua ditadura religiosa... Uma coisa não tem absolutamente NADA a ver com a outra... Está na hora de sermos um pouco interesseiros também, assim como todos os países ricos um dia foram... Houve humanidade para com o Novo Mundo quando os países europeus buscavam expandir seus impérios? Houve humanidade por parte dos EUA quando a cidades de Hiroshima e Nagasaki foi bombardeadas resultando em mais de 200.000 mortes?

Internacionalmente, o Brasil sempre foi visto como um país neutro e simpático aos olhos de ocidentais e orientais, e certamente controlado pelos EUA, como a maioria dos países latino-americanos(à exceção de Cuba, Venezuela...e países que sofrem regime ditatorial). Nosso país é conhecido também por ser um dos que menos aproveita os recursos que possui.

Depois eu escrevo mais, tenho que ir agora!!!

Nenhum comentário: