quarta-feira, 3 de agosto de 2011

As Faces da Hipocrisia

  *Um dia monótono. Um tempo irregular. Um céu escuro. Uma mente adstrita.*

Nota: Quando o ócio me atinge, o ato de escrever faz pensar-me que sou útil para alguma coisa...


  Quantas faces pode ter a hispocrisia?
  Existe algum tipo de simetria capaz de caracterizar-lhe as formas?
  Pensar a respeito da hipocrisia é como pensar a respeito de Deus(seja lá o que isso signifique); É sabido de Sua existência(de alguma maneira dentre tantas outras variantes), entretanto não se pode extrair da mente Sua imagem para registro cientifico. É uma imagem que se forma por meio de visões não ilustráveis e conceitos nada aplicáveis... Um mistério indefinível, uma incógnita fora da equação.
  Da mesma forma que a imagem de Deus varia de acordo com a influência de uma religião sobre a cabeça de um indivíduo, varia também a imagem da hipocrisia na cabeça de um indivíduo influenciado pela sociedade em que ele vive. A diferença consiste na manifestação desta influência pois a imagem de Deus(ou seja: a imagem que nós temos Dele em nosso âmago) se mostra de fora pra dentro ao passo que a hipocrisia se mostra de dentro pra fora.
  A religião e a hipocrisia estão intrinsecamente ligadas. Ambas são parte da herança socio-cultural que cada povo carrega. Por muitos anos a Igreja manipulou toda a massa social com suas regras estapafúrdias e conceitos depauperados, e por mais que a Igreja hoje em dia não exerça tamanha inflência na sociedade, a hipocrisia perdurou e todo mundo faz uso permanente dela para propósitos pessoais.
  A hipocrisia nada mais é do que o reflexo da sociedade em que vivemos. É um componente de nosso DNA cultural. 
  A sociedade a principio nos acolhe, nos abraça, nos deposita sua esperança e expectativa, e nos cria como soldadinhos indefesos. De repente nós crescemos, nós aprendemos, a verdade se revela, e as pessoas se rebelam. É neste exato momento que a mesma sociedade que nos acolheu anteriormente, nos chuta a pontapés de sua grande panela de mentes imbecis.
  A hipocrisia é, na verdade uma máscara camaleoa que sofre constantes metamorfoses(pense nela como se pensa na Mística - personagem de X-Men que muda suas formas e aparência sempre que lhe é conveniente) portanto ela tem um número incontável de faces.
   Quando despida, a máscara causa danos que por vezes são irreparáveis, pois o indivíduo se olha no espelho sem saber quem realmente é. Ele é tudo e não é ninguém. Faz parte de um perpétuo carnaval veneziano onde todos à sua volta estão como ele: Mascarados, ou seja são parte de um Todo mas não são ninguém pois não se diferenciam um do outro.
   No final das contas, todos nós somos um pouco hipócritas(por mais inaceitável que esta realidade seja)e fazemos parte de um todo que o senso comum involuntariamente generaliza. Nós jamais deixaremos de ser hipócritas aos olhos de um outro grupo social divergente do nosso(e igualmente hipócrita dentro de seu contexto social). Como podem os americanos por exemplo, condenar o regime fascista iraniano quando cometem atos igualmente atrozes(só que de outras formas) ao redor do mundo em defesa de seus interesses? Podemos citar a viciosa manutenção da hegemonia nas américas, que pela qual eles tentam controlar a economia latino-americana e suas políticas internas e promovem golpes de Estado. Isto, sem contar as barbaridades que vemos no Oriente Médio com a desculpa de "defender os direitos humanos dos árabes" como se o regime talibã e suas atrocidades estivessem tirando o sono deles.
   Para o ser humano, é muito mais dificil assumir a hipocrisia do que assumir um erro. Ninguém quer ser chamado de hipocrita pois é um título que fere demais o orgulho das pessoas. Assumir os erros representa um ato de dignidade, a despeito da hipocrisia que é indigna assumida ou escondida.

   Depois termino este texto, estou de saída...
   Ósculos e Amplexos
   J.

Nenhum comentário: